domingo, 13 de setembro de 2009

O que é Moda.

Definir a palavra moda é muito fácil, do latim "Modus"- tem como significado modo, maneira, complexo é entender o mundo e as conexões dessa palavra.
A moda está presente nos diversos momentos da história mundial, refletindo suas mudanças através dessas transições sociais.
Moda não está presente apenas no vestuário, mas no comportamento com um todo, o que você come, os locais onde frequenta, a música que ouve, o livro que te acompanha, a política que influencia o espaço geográfico onde você vive, o clima, a economia, enfim a moda é expressa por infinitos canais sociais.
Esse fenômeno, ciência, ou, instrumento de pesquisa e comunicação, ainda surta em diversos pensadores, a inquietação na busca de sua definição, mas a bipolaridade da moda dificulta ainda mais sua exatidão, difícil entender algo, na sociedade contemporânea, que expressa sua identidade dentro de uma essência efêmera, mas é exatamente isso que mantém a moda permanente, essa busca incessante por uma identidade visual, já que o cotidiano não tem mais caráter contemplativo, a correria pela sobrevivência possibilita ainda mais a "viagem" permanente da comunicação visual, que se torna fácil e usual, através do vestuário, objeto de desejo na sociedade de consumo. Ser diferente tem tornado as pessoas iguais, esse desejo pela singularidade é característica dentro da sociedade mundial contemporânea. A corrida desenfreada pelo consumo, os valores perdidos dentro do "universo humano" tem feito os participantes desse mundo pensarem um pouco mais nos conceitos e valores e, em um sistema onde as palavras se perdem e procuram um refúgio, só há lugar, para a permanente comunicação visual e a moda, tem sido o instrumento mais usado para esse encontro, 100% identidade, mesmo que momentâneo.
Essa duplicidade da moda, que simultaneamente faz o indivíduo consumista, (desejo) também o faz introvertido (envolto em seus sentimentos mais primitivos), com o único objetivo de se expressar, através da moda. Como os índios, que pintam seus corpos como um sistema natural de comunicação e confeccionam seus figurinos apenas para rituais, estão livres do consumo, porém participam diretamente do sistema de moda.
Com toda certeza passaremos muitas décadas, séculos, ou, nunca entenderemos esse "fenômeno" que é parte integrante do cotidiano humano.

10 comentários:

Srta.Rox disse...

Gostei amiga!
O texto está o máximo, é legal manifestar expressando esta grande subjetividade da moda.
Já add seu blog tbm!
bjs

Hugo disse...

Demais o texto amor, você realmente tem muito talento pra escrever! Tenho muito orgulho de você e aprendo muito contigo. PARABÉNS, beijos.

Thais Prado disse...

Oi Vi.
Muito bacana o texto, é isso ae, vamos mostrar as caras, assim como a moda mostra nosso interior.
Tudo de bom pra ti linda!
Beijo

Danny disse...

Parabéns Vi, ficou muito bom o texto, sucessssooooo.

Bjs

Larilará disse...

Viiii!!!
Ficou demaiss seu texto!!! Vc tem um talento enorme na escrita e tem mesmo q se expressar para o mundo! Meus parabéns!! Fico na maior torcida q seus projetos e objetivos deem super certo!! É isso aí gata!! Parabéns!!!
Bjuss

Suely Cavalcante disse...

Orgulho total de voce minha amiga querida!!!! Linda e inteligente como sempre!

Te amo!

Bjs enormes e cheios de saudade das nossa loucuras...kkkk

Unknown disse...

Essa é a minha querida parceira e dupla perfeita... Viviane Barchi!!! Quem há de te superar ? Parabéns pelo texto, amei, aliás, você é sensacional... Te admiro demais jornalista!! Que Deus te dê muito sucesso porque o talento, JA TENS !!! Beijao

Unknown disse...

maravilha Vivi!!
beijos e parabéns!!!!

Unknown disse...

Lendo teu blog lembrei dos papos que tínhamos em casa, tomando vinho... falando sobre história da moda.

Sinto muita saudades tua.

Espero que tenha sucesso aqui, como em tudo o que se dispõe a fazer.

Beijos!!!!

Ana leon disse...

Olá, tudo bem?
Gostaria de saber se você é jornalista de moda, formada, ou conhece alguma.
Sou aluna de moda da FMU, e tenho um trabalho que preciso de uma entrevista com uma jornalista profissional, que trabalhe na area.
Espero uma resposta, grata

anaclaudia.leon@gmail.com